O Desafio da Inclusão Social na Educação

inclusao-social-800-500

Em contraponto da ideia de que a educação é um direito de todos os cidadãos universalmente, a exclusão social ainda se faz presente na sociedade. Garantir a integração das diferentes raças, gêneros e classes sociais em escolas e universidades é uma das principais missões das pessoas que atuam na área de Direitos Humanos.

Diante da realidade da existência de preconceito e exclusão surge a educação inclusiva, que dá apoio a indivíduos, em sua maior parte crianças e adolescentes, tentando tornar todos iguais mesmo com as diferenças. As Secretarias de Educação juntamente com diretores escolares também colaboram para que haja diversidade na educação, colocando no plano de ensino das escolas atividades que mostrem e explorem culturas de diferentes povos que existem naquela comunidade.

Anualmente acontecem milhares de palestras, convenções e encontros em todo o país que debatem formas de tornar as práticas de inclusão mais eficazes para democratizar de uma vez por todas o acesso ao ensino. Aceitar o outro como indivíduo que possui diferenças com relação a você, mas que nem por isso o torna inferior é o maior desafio encontrado.

Entretanto, somente com representantes dos Direitos Humanos e profissionais da educação não é possível transformar o cenário educacional. Para que essa mudança ocorra é necessário que toda a sociedade esteja envolvida com os processos, afinal ela é parte fundamental nisso.